Afegã denuncia ex-oficial talibã por estupro e casamento forçado em vídeo que viralizou na internet

Elaha Delawarzai acusou ex-oficial talibã por estupro e casamento forçado REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @AFGWOMADVGRP @SAEEDKHOSTY

Elaha Delawarzai foi obrigada pelo grupo extremista a pedir desculpas e beijar os pés do marido após tentativa de fuga 

A afegã Elaha Delawarzai acusou Qari Saeed Khosti, ex-porta-voz do Talibã, de estuprá-la e forçá-la a se casar com ele, em um vídeo que viralizou nas redes sociais na última terça-feira (30).

Segundo a jovem, Khosti, que trabalhava no Ministério do Interior, a estuprou pela primeira vez em um escritório da agência de inteligência, onde era mantida sob custódia.

“Fui espancada várias vezes, fui estuprada e não sabia o que fazer”, conta Delawarzai durante o vídeo. “Saeed Khosti me filmou e ameaçou publicar as imagens.”

“Estas podem ser minhas últimas palavras. Ele vai me matar, mas é melhor morrer uma vez do que morrer várias vezes”, continuou a vítima.

Um vídeo que circula na internet mostra Elaha Delawarzai deitada com vários ferimentos em um hospital.

This is Elaha several months ago who was severely beaten and hospitalized. pic.twitter.com/DAZFk6VT9f

— Tajuden Soroush (@TajudenSoroush) August 30, 2022 
 

A jovem também explica que tentou fugir do Afeganistão para o Paquistão, mas foi detida na fronteira entre os dois países. O Talibã a obrigou a pedir desculpas ao marido e a beijar seus pés.

Qari Saeed Khosti negou as acusações em uma publicação no Twitter. Segundo ele, foi Delawarzai que o pediu em casamento e o divórcio já foi realizado. Ele ainda disse que a jovem “insultou os valores islâmicos”, o que pode pôr sua vida em risco sob o governo talibã.

نه می وهلې، نه مې ټکولې، د خپل شرعي صلاحیت نه مې استفاده وکړه او د ژوند لاره مې جلا کړه طلاق مې ورکړو. په خپلې ناسنجول شوې نکاح سخت پښېمان یم، د اسلامي امارت مجاهدینو او افغان ولس نه بښنه غواړم. پروردګار دې معافي راته وکړي.

— Qari Saeed Khosty (@SaeedKhosty) August 31, 2022
 

De acordo com o portal Rukhshana Media, da jornalista afegã Zahra Joya, muitos oficiais talibãs começaram a se casar várias vezes depois que o grupo retomou o poder no Afeganistão há um ano. Muitos desses casamentos podem ter sido forçados e envolvem afegãs da zona rural, que têm ainda menos recursos para fazer denúncias. 

O portal também informou que, segundo uma fonte anônima, Delawarzai foi transferida para uma casa segura depois que seu vídeo viralizou na internet. 

  • INTERNACIONAL | Letícia Sepúlveda, do R7