Moçambique regista o primeiro caso de varíola dos macacos

MOÇAMBIQUE REGISTA O PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS
Desde Janeiro de 2022 até o dia 3 de Outubro, foram notificados em todo o mundo 68.900 casos e 26 óbitos em 106 países

Cidadão diagnosticado com varíola dos macacos encontra-se em isolamento na Unidade Sanitária, apresentando um estado geral satisfatório

O ministro da saúde, Armindo Tiago, anunciou na tarde desta quinta-feira, o primeiro caso de varíola dos macacos em Moçambique.

Moçambique testou até o dia 09 do mês corrente, 49 casos suspeitos, dos quais um foi positivo. Trata-se de um indivíduo adulto, do sexo masculino, residente na Província de Maputo, e que se encontra no momento numa unidade sanitária da Cidade de Maputo.

A pessoa diagnosticada apresentava um historial de febres, lesões cutâneas e recentemente realizou uma viagem internacional. Neste momento, o paciente encontra-se em isolamento na unidade sanitária, apresentando um estado geral satisfatório.

O ministro da saúde apela à população a evitar pânico, desinformação, e a combater a estigmatização e discriminação de pessoas que apresentem qualquer tipo de lesão cutânea.

Desde Janeiro de 2022 até o dia 3 de Outubro, foram notificados em todo o mundo 68.900 casos e 26 óbitos em 106 países. O continente Americano é o mais afectado, seguido da Europa e África.