Comissão Política da Frelimo sai rejuvenescida do 12º Congresso 

Comissão Política da Frelimo sai rejuvenescida do 12º Congresso
Imagem: Frelimo / 12º Congresso dos “camaradas”

A Comissão Política do partido Frelimo tem uma nova configuração desde hoje. Alguns pesos pesados não conseguiram lugar num dos órgãos de centro das decisões do partido

As mudanças na Comissão Política do partido Frelimo são fruto das eleições internas ocorrida esta terça-feira (27), durante o 12º Congresso dos “camaradas”.

Na lista da continuidade homens, com seis vagas em disputa para um total de 11 candidatos, passaram Alberto Chipande (Membro sénior do partido), Manuel Tomé (antigo Secretário-Geral da Frelimo), Eneas Comiche (Presidente do Município de Maputo), Aires Ali (deputado e antigo Primeiro-Ministro, Filipe Paunde (antigo Secretário-Geral da Frelimo) e Tomás Salomão (antigo ministro e actual PCA de duas grandes empresas ligadas à banca e produção de Cerveja).

Na lista continuidade mulheres passaram Margarida Talapa (antiga Chefe da bancada Parlamentar da Frelimo e actual ministra do Trabalho e Segurança Social), Verónica Macamo (antiga Presidente da Assembleia da República e actual ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação), Alcinda de Abreu (antiga ministra) e Nyelete Mondlane (filha de Eduardo Mondlane e ministra do Género Criança e Acção Social).

Já na renovação homens passaram Celso Correia (ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural), Francisco Mucanheia (deputado e Conselheiro do Presidente da República), Fernando Faustino (Secretario Geral da ACLLIN) e Damião José (deputado e antigo porta-voz da Frelimo).

Na lista das mulheres avançaram Esperança Bias (Presidente da Assembleia da República) e Amélia Muendane (Presidente da Autoridade Tributária).

Os congressistas elegeram ainda Roque Silva para o cargo de Secretário-Geral da Frelimo e Ana Comoana, ministra da Administração Estatal e Função Pública, para o cargo de Secretária do Comité de Verificação da Frelimo, por sinal a primeira mulher a ocupar o cargo.

Ficam de fora da Comissão Política nomes como Eduardo Mulémbwé, Raimundo Pachinuapa, Sérgio Pantie, Carlos Agostinho do Rosário e Jaime Basílio Monteiro.

Confirma a lista: