Ministério dos Transportes e Logística reitera que suspensão da City Link tem base legal

O Ministério dos Transportes e Logística afirma que a suspensão das actividades da Empresa de Transporte IDEAL, Lda (City Link) está devidamente fundamentada na legislação que regula os transportes, veículos automóveis e reboques, e garante que não houve injustiça na decisão. O sector assegura ainda que, dentro de 15 dias, será divulgado um relatório mais detalhado sobre as causas do sinistro, podendo os resultados das investigações ditar a duração da suspensão.

Segundo o Ministério, trata-se de uma medida preliminar, com cobertura legal, e que poderá ser revista conforme as conclusões da Comissão de Inquérito.

A suspensão da City Link, após o acidente ocorrido no dia 7 deste mês no distrito da Manhiça, tem gerado questionamentos sobre eventuais tratamentos desiguais face a outros operadores em situações semelhantes. O administrador do INATRO, Cláudio Zunguze, contudo, garante que não existe discriminação entre companhias.

A ultrapassagem irregular continua a ser apontada como a principal causa do acidente que resultou na morte de sete pessoas. Novos dados serão divulgados nos próximos dias, em função dos trabalhos em curso pela Comissão de Inquérito.

No primeiro semestre deste ano, foram registadas 409 mortes por acidentes de viação em todo o país. Perante este cenário, o Ministério dos Transportes e Logística anunciou que está a preparar um plano de assistência às vítimas de acidentes rodoviários.