Desmobilizados 444 ex-combatentes e encerrada a Base da Renamo no Distrito de Montepuez

Desmobilizados 444 ex-combatentes e encerrada a Base da Renamo no Distrito de Montepuez
D.R

Processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) atinge 77% dos beneficiários

Através de um comunicado enviado a redacção da Tv Miramar, o Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique e Presidente do Grupo de Contacto Cabo Delgado, Mirko Manzoni, fez saber que foram desmobilizados 444 ex-combatentes e encerrada a base da Renamo no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado.

O feito, marca o encerramento da décima terceira base e, com este desenvolvimento, o processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) atinge 77% dos beneficiários do DDR.

Manzoni destacou que as mulheres e homens desmobilizados, estão agora na sua jornada de reintegração na sociedade civil.

A estabilização da situação de segurança na província de Cabo Delgado durante o último ano tornou possível esta conquista, e o encerramento da base dá uma esperança renovada de que a paz e a estabilidade estão a regressar à região, frizou Manzoni.

O enviado destacou ainda que à semelhança de todo o processo de DDR, a decisão de proceder ao encerramento da base foi acordada conjuntamente pelo Governo e pela Renamo, com as actividades de campo supervisionadas pela Comissão de Assuntos Militares e pelos Grupos Técnicos Conjuntos. Louvamos a contínua colaboração positiva entre o Governo e a Renamo.

As Nações Unidas reiteram que continuam empenhadas em apoiar o povo de Moçambique na construção de um futuro mais próspero.