O incidente ocorreu por volta das 12 horas, quando o grupo, identificado como desmobilizados da Perdiz, chegou à sede da delegação, localizada no bairro Chambone, na cidade da Maxixe. Segundo os mesmos, a intenção era realizar uma reunião para eleger a nova Comissão de Gestão provincial.
Os guerrilheiros arrombaram os cadeados e entraram no edifício, apesar da resistência dos membros da actual direcção. No interior, o ambiente era de confusão, mas momentos depois os ânimos acalmaram e o encontro prosseguiu com os objectivos planeaados.
Américo José, representante do Delegado Político Provincial, Carlos Maiela, manifestou preocupação com a forma como o grupo tomou o espaço. Apesar da contestação, os desmobilizados mantiveram o encontro e elegeram Elídio Vilanculos como novo coordenador provincial da Comissão de Gestão.
Na mesma reunião, foram eleitos mais dois membros, que, segundo o grupo, terão a missão de preparar o Conselho Nacional Alargado da RENAMO, previsto para 2026, encontro que deverá definir a data do Congresso e das eleições para o novo presidente do partido.






















e