Moçambique e Portugal Reforçam Cooperação Bilateral com pacote de 22 acordos

O Presidente da República, Daniel Chapo, e o Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, anunciaram em Porto, Portugal, um reforço significativo da cooperação bilateral, com a assinatura de 22 instrumentos jurídicos e a criação de uma linha de crédito de 500 milhões de euros para apoiar o investimento empresarial português em Moçambique.

A decisão foi tomada no âmbito da VI Cimeira Bilateral Portugal–Moçambique: Parceria e Prosperidade, que destacou o bom estado das relações, a execução de cerca de 80% do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2022-2026 e a celebração dos 50 anos de cooperação bilateral.

O Presidente Chapo realçou que a linha de crédito portuguesa representa um “sinal inequívoco de confiança” e que o novo ciclo de cooperação identifica oportunidades em economia, indústria, energia, transporte, turismo, cultura, investimento e transformação digital. Também elogiou o apoio de Portugal no combate ao terrorismo em Cabo Delgado e no reforço da formação de oficiais moçambicanos.

Luís Montenegro sublinhou que os instrumentos assinados são acções concretas com resultados visíveis, reforçando o compromisso de ambos os governos em trabalhar pelo desenvolvimento de Moçambique e de Portugal.

O Presidente Chapo convidou ainda oficialmente o Primeiro-Ministro português a visitar Moçambique para constatar “in loco” os resultados da cooperação.