Polícia Queniana colidiu com manifestantes em Nairóbi causando feridos

Polícia Queniana colidiu com manifestantes em Nairóbi causando feridos

A polícia do Quênia colidiu com os manifestantes na segunda-feira, durante os protestos contra o governo enquanto as autoridades bloqueavam as principais estradas que levam à capital, Nairóbi, e a maioria das empresas fechou.

Os manifestantes acenderam fogueiras e atiraram pedras contra a polícia em bloqueios de estradas e a polícia disparou e jogou latas de gás lacrimogêneo, ferindo um manifestante.

Os quenianos planearam manifestações em 7 de Julho para protestar contra a brutalidade da polícia, má governança e exigir a renúncia do presidente William Ruto, por suposta corrupção e alto custo de vida.

7 de Julho, conhecido como Saba Saba, é uma data significativa na história recente do Quênia, marcando os primeiros grandes protestos há 35 anos que exigiram a transição de um estado de partido único para uma democracia multipartidária, o que foi realizado nas eleições de 1992.

A polícia impediu carros privados e públicos de acessar o centro da cidade, e, também estavam a bloquear a maioria dos pedestres de entrar na capital, permitindo apenas aqueles que eram considerados como tendo deveres essenciais.

O Ministro do Serviço Público, Geoffrey Ruku, havia instado todos os funcionários do governo a se apresentarem ao trabalho na segunda-feira, insistindo que as manifestações não perturbaram os serviços públicos.

Ministro do Interior Kipchumba Murkomen disse no domingo que o governo não vai tolerar protestos violentos e que a polícia será implantada para garantir a segurança pública.

As estradas que levam ao parlamento do país e ao gabinete do presidente foram barricadas com arame farpado.