Moçambique considerado corredor de tráfico de drogas

Moçambique considerado corredor de tráfico de drogas
Tv Miramar

Moçambique continua a ser um corredor de tráfico internacional de drogas. Quem assim o diz é a Procuradora-Geral da República no informe anual do estado de justiça referente ao ano 2022

Nos últimos dias as autoridades têm desmantelado várias residências que são usadas como focos de fabriquetas de estupefacientes. Na província e cidade de Maputo foram desmanteladas em 2022, 3 fabriquetas de produção de drogas.

A droga que passa por Moçambique tem como proveniência o continente Asiático Afeganistão, Paquistão e Irão e América Latina vindo do Brasil, principalmente Cocaína, Heroína, Metanfetamina, usando as vias Marítima, aérea e Terrestre. As províncias de Nampula e Zambézia tem sido pontos preferidos para o bandeamento da droga.

Ainda sobre o estado judiciário Beatriz Buchili explicou que aumentaram os casos de assassinatos no país entre 2021 e 2022 em cerca de 200 casos. No ano passado, houve 1340 casos de homicídio.

A corrupção lesou o Estado em mais de 600 milhões de Meticais.

Buchili reiterou que o ex-ministro das Financias Manuel Chang detido na África do Sul deve ser extraditado para Moçambique e não para os Estados Unidos da América.

Sobre a recuperação de ativos a titular do Ministério Público disse terem sido apreendidos vários bens e valores monetários correspondentes a mais de 490 milhões 250 mil.

A Procuradora-Geral da República entende que há ainda necessidade de melhorar as instituições e capacitar os quadros para a celeridade dos processos da justiça.