As recentes cheias na província de Gaza deterioraram as condições de saúde pública, resultando num aumento preocupante de doenças diarreicas e malária. Segundo os dados oficiais, os casos de diarreia subiram de 1 025, em 2025, para 1 322 no corrente ano.
Após a realização de 84 testes em diversos distritos, as autoridades de saúde confirmaram o primeiro caso positivo de cólera, localizado no distrito do Limpopo.
O cenário da malária é igualmente alarmante, com os números a saltarem de 2 541 casos em 2025 para um total de 12 454 em 2026. Este balanço inclui o registo de um óbito, embora a autoridade esclareça que esta morte ocorreu antes do início das cheias.
Perante este quadro, o sector da saúde reforça o apelo para que a população consuma exclusivamente água tratada, como forma de travar a cólera e outras patologias intestinais. Paralelamente, as autoridades alertam para a necessidade rigorosa do uso de redes mosquiteiras e outras medidas de protecção individual para conter o avanço da malária na região.



















e