Venâncio Mondlane diz que todos os meios legaiss foram pontapeados

Venâncio Mondlane diz que todos os meios legaiss foram pontapeados
candidato presidencial suportado pelo partido Podemos, Venâncio Mondlane

O candidato presidencial suportado pelo partido Podemos, Venâncio Mondlane, abriu neste sábado, (14.12.24), um espaço de diálogo com académicos, jornalistas, activistas e sociedade civil, com o objectivo de colher sensibilidades em relação ao actual contexto político em que o país se encontra.

Os participantes lamentaram a violência policial contra civis, que tem resultado em mortes, desde o início das manifestações, registando-se actualmente em mais de cento e vinte óbitos.
 
Quanto às eleições em Moçambique, Mondlane afirmou que, em trinta anos de democracia multipartidária, a única eleição ganha pela Frelimo foi em 1994, tendo demonstrado o seu descrédito aos órgãos de gestão eleitoral( STAE E CNE), bem como o Conselho Constitucional.
 
“No ano passado, ganhamos eleições, na cidade de Maputo e conseguimos evidências da vitória. Passamos as provas ao Conselho Constitucional e outras entidades, mas o CC decretou a Frelimo como vencedora na cidade de Maputo”, afirmou.
 
Mondlane avançou ainda que todos os meios legais, formais e institucionalizados foram pontapeados pelo partido Frelimo, daí a realização das manifestações com vista a pressionar as entidades de justiça a reporem a verdade eleitoral.
 
O candidato presidencial disse que a geração actual deve decidir sobre o rumo da história do país, tendo neste momento como “oportunidade única” para marcar.
 
“Queremos uma oportunidade para não sermos governados por contrabandistas e criminosos. Moçambique tornou-se, hoje, corredor, produtor e distribuidor de drogas”, disse.
 
Subordinado ao tema: “Moçambique e o Futuro, que saídas?”, este foi o primeiro encontro virtual promovido por Venâncio Mondlane.