Nyusi terá uma grande missão ao longo dos próximos 5 anos: reconciliar os moçambicanos e os “camaradas” a todos os níveis

Nyusi terá uma grande missão ao longo dos próximos 5 anos: reconciliar os moçambicanos e os “camaradas” a todos os níveis
Nyusi terá uma grande missão ao longo dos próximos 5 anos: reconciliar os membros da Frelimo a todos os níveis

Filipe Nyusi foi reeleito na noite deste domingo (25) para mais um mandato de cinco anos na direcção do Partido Frelimo

Sem grande novidade, Filipe Nyusi obteve 100% dos votos dos delegados presente no 12º Congresso da Frelimo que decorre na Matola.

Na qualidade de Presidente honorário mais velho da Frelimo, coube a Joaquim Chissano orientar a tomada de posse de Filipe Nyusi, que leu o termo de posse jurando servir a Frelimo e a Pátria moçambicana, dedicando todas as suas energias para o efeito.

Filipe Nyusi recebeu ainda os símbolos do poder do Partido Frelimo, designadamente, os estatutos, o martelo de madeira e a bandeira com o logo da Frelimo.

Joaquim Chissano aconselha Nyusi a reconciliar os membros da Frelimo a todos os níveis, numa altura em que os discursos tribalistas subiram de tom, com os recentes pronunciamentos dos Generais Alberto Chipande e Eduardo Nihia.

Chissano diz ainda que a reconciliação a ser buscada por Nyusi deve se estender a todos os moçambicanos, incluindo os partidos políticos da oposição que “nasceram e que morreram”.

Num tom diplomático característico, Chissano disse que hoje um membro pode se levantar, gritar e outro estremecer, mas amanhã os dois devem ser capazes de se abraçar e continuar a jornada.

Chissano destacou ainda a responsabilidade que recai sobre Filipe Nyusi no concerto das Nações, com a recente eleição de Moçambique por unanimidade a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Num breve discurso por ocasião da sua reeleição para o cargo de Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi disse que aceita a missão e que está ciente da responsabilidade, destacou ainda que vai manter a sua postura de privilegiar o “trabalho, trabalho e trabalho”.

Depois da reeleição de Filipe Nyusi, as atenções agora estão voltadas para as eleições de outros órgãos da Frelimo, com destaque para o Comité Central, a partir do qual os membros que passarem poderão sonhar com os lugares de Secretário-geral, Secretário do Comité de Verificação, assentos no Secretariado e por fim lugares na poderosa Comissão Política, lembrando que os membros que forem eleitos para os cargos de Secretário-geral e Secretário do Comité de Verificação são por inerência de funções membros da Comissão Política.

Por conta disto, na tarde deste domingo assistiu-se a um movimento agitado dos membros numa espécie de campanha para assegurar os votos dos delegados para integrarem o Comité Central.

Lembrar que foram confortáveis ao Congresso os membros que passaram directo para o Comité Central através das eleições nas Conferências Provinciais da Frelimo, que antecederam o 12º Congresso.