O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Daniel Francisco Chapo, presidiu à abertura do Ano Operacional Militar 2026, na cidade de Chimoio, província de Manica, celebrado sob o lema “Papel das FADM na Transição da Independência Política à Independência Económica”.
Durante a cerimónia, o Chefe de Estado sublinhou que não haverá progresso financeiro sem uma defesa robusta e sem estabilidade. Da mesma forma, orientou o Ministério da Defesa Nacional e o Estado-Maior General das FADM a colocarem o combate ao terrorismo no topo da agenda estratégica.
Daniel Chapo afirmou que a defesa nacional não deve ser vista como um custo, mas sim como um investimento fundamental para proteger infraestruturas críticas, corredores logísticos e os recursos naturais do país.
O Comandante-Chefe destacou ainda a necessidade de as Forças Armadas serem bem treinadas, modernas e moralmente firmes para enfrentar ameaças híbridas e tecnologicamente sofisticadas.
No final da sua intervenção, endereçou uma mensagem de encorajamento aos militares que combatem nas matas de Cabo Delgado, classificando-os como os “heróis dos nossos dias” pela sua entrega na defesa do povo moçambicano.



















e