Primeiro-Ministro de Portugal reitera apoio a Moçambique no combate ao terrorismo

Primeiro-Ministro de Portugal reitera apoio a Moçambique no combate ao terrorismo
D.R.

O Primeiro-Ministro português, António Costa, adiou por duas vezes a visita a Moçambique. A primeira em novembro de 2021, devido à antecipação das eleições legislativas em Portugal e a segunda em Junho deste ano, por conta do agravamento dos incêndios florestais em Portugal.

Mas desta vez, a visita se efectivou, para dar corpo à Cimeira Bilateral Moçambique-Portugal, encabeçada por Filipe Nyusi, na qualidade de Presidente da República de Moçambique e por António Costa, na qualidade de Chefe do Governo de Portugal.

Da Cimeira, saiu reforçada a cooperação em Moçambique e Portugal nas áreas de Educação, Agricultura, Segurança, Justiça, Cultura e Turismo.

O Presidente Filipe Nyusi assegura que Portugal e Moçambique sempre estiveram de mãos dadas para enfrentar vários desafios e o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado é um dos exemplos claros dessa inabalável amizade.

Por sua vez, o Primeiro-Ministro, António Costa, reitera o apoio do Governo português a Moçambique no combate ao extremismo violento que assola a província de Cabo Delgado desde 2017. António Costa destaca ainda o avanço das Forças de Defesa e Segurança em Cabo Delgado e fala de reforço no apoio ao desenvolvimento da província.

A guerra entre a Rússia e Ucrânia também mereceu atenção no encontro entre os governos de Moçambique e Portugal. António Costa termina a sua visita de trabalho a Moçambique neste fim-de-semana.