MINISTRO DA DEFESA NACIONAL FALA DE ACTOS PREPARATÓRIOS PARA ALTERAÇÃO DO PODER POR VIAS ILEGAIS

MINISTRO DA DEFESA NACIONAL FALA DE ACTOS PREPARATÓRIOS PARA ALTERAÇÃO DO PODER POR VIAS ILEGAIS

O Ministro reitera prontidão das FADM para elevar o nível de interação

O General Cristovão Chume, ministro da Defesa Nacional, orientou esta tarde um conferência de imprensa onde mostrou vídeos de moçambicanos que circulam na internet preparando bombas caseiras, com instrução clara do seu uso nas manifestações.
 
O ministro da Defesa lamenta as mortes de civis e polícias e a onda violência nas manifestações.
 
Cristovão Chume diz que o que se está a assistir são actos preparatórios para a alteração do poder por vias ilegais e neste contexto, apesar das forças policiais estarem no terreno, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique – FADM também estão em suporte à Polícia, desobstruindo as vias com barricadas e prestando cuidados médicos primários aos feridos da manifestação.
 
O General Chume diz que este é o escalão actual das FADM mas que se a violência subir de tom, as FADM estão em prontidão para intervir e proteger os interesses do Estado bem como defender a soberania nacional.
 
O ministro da Defesa Nacional reitera o carácter apartidário do exército moçambicano e afasta a a possibilidade das tropas ruandesas se envolver neste que a fonte considera ser “nosso assunto”.
 
O tutelar da pasta da Defesa deplora a participação das crianças nas manifestações violentas, seja no linchamento de polícias ou até mesmo presenciando a morte de compatriotas, facto que pode minar o seu crescimento são.