O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que a proliferação das bombas de combustível, na Província de Sofala pode estar concorrer para o financiamento das acções terroristas na Província de Cabo Delgado
Nyusi assegura que nunca falou sem bases e acrescenta ter informações precisas de pessoas que usam as bombas de combustível em Sofala para subsidiar os terroristas. Às autoridades ao nível da Província de Sofala, Nyusi exigiu maior rigor no controle das acções desencadeadas neste ramo da actividade.
O Chefe de Estado sustenta ainda que sempre que se desloca à Sofala constata construção de mais bombas de combustível. Aos proprietários exige transparência e honestidade porque o envolvimento destes, acrescenta, tem atrapalhado as acções do governo no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
O Presidente da República mostrou-se também preocupado com a fuga ao fisco e contrabando da madeira, através do Porto da cidade da Beira, apelando trabalhos combinados com vista a estancar este problema.
O Presidente da República fez este pronunciamento após uma reunião em que participaram os membros dos conselhos de representação do Estado e do Executivo ao nível da província de Sofala.