Juvenal Sigaúque admite que alguns conflitos de terra nascem da falta do título de uso e aproveitamento de terra
A problemática da venda de terras no posto Administrativo da Maluana, distrito de Manhiça já está controlada. Os depoimentos são do próprio Chefe do Posto, Juvenal Sigaúque.
Problema antigo que com o avanço da tecnologia, através do uso das redes sociais, a situação veio a agravar-se, onde os anúncios são feitos através das redes sociais, sobre possíveis espaços a venda.
O chefe do posto ainda se recorda de alguns casos que tiveram a intervenção dos Serviços Distritais de Planeamento e Infraestruturas e cujos mentores foram responder a barra da justiça.
Conflitos que, segundo Juvenal Sigaúque, alguns nascem da falta do titulo de uso e aproveitamento de terra, onde os mais espertos buscam usurpar o que não lhe pertence, daí, muitas soluções já foram encontradas e em fase de implementação, para dirimir os conflitos existentes.
O chefe do posto reconhece haver muita gente detentora de espaços que não estão a ser usados e, para este caso, o governo local promete aplicar a lei e chama a consciência dos que têm espaços maiores, para coordenar com as estruturas, com vista a proceder com o ordenamento territorial, uma forma de evitar futuros conflitos.