Ciclone “Freddy”: governo provincial de Inhambane eleva capacidade de resposta

Ciclone
Tv Miramar

O Governo provincial de Inhambane está a monitorar a evolução do ciclone Freddy que causou alguns estragos. O apelo é para que as comunidades se mantenham calmas nas zonas onde se encontram abrigadas até que o fenómeno passe

As previsões já apontavam que a Província de Inhambane seria um dos pontos de entrada do ciclone Freddy que chegaria acompanhado de fortes chuvas e ventos de até 160 km por hora. Em alguns pontos há indicação de estragos, o Governador da Provincia Daniel Chapo em contacto telefônico garante que está-se em alto nível de prontidão para se minimizar os danos.

Danos que ainda estão a ser contabilizados ao nível da Província de Inhambane. Do Distrito de Vilankulo há indicação segundo o Administrador Galiza Matos Júnior, da ocorrência de estragos principalmente em residências e estabelecimentos de ensino.

Com chuvas moderadas e ventos a soprarem entre os 100 a 120 Km/h, apelo é para que a população se mantenha calma e em abrigos seguros.

Porque a Província está em nível de prontidão máxima, foram criados 6 centros de acomodação para os possíveis afectados que já estão em funcionamento.

Fora a criação dos centros de acomodação entre outras medidas, o Governo de Inhambane conta com o apoio do sector privado para acções de salvamento e abertura de ruas em caso de queda de árvores.