Chuvas matam cinco pessoas e desalojam várias famílias em Nampula

TV Miramar

Cinco pessoas perderam a vida e dezenas de casas ficaram destruídas parcial e totalmente, em consequência das Chuvas e ventos fortes acompanhadas de trovoadas, que se fizeram sentir no último fim-de-semana, na província de Nampula.

As vítimas perderam a vida por arrastamente de água e descargas atmosféricas. Em termos numéricos de casas destruídas, os dados apontam para mais de 40 residências, sendo que neste momento, as famílias foram acolhidas pelos vizinhos e pessoas de boa vontade.

Na cidade e distrito de Nampula, zona que lidera a lista dos locais mais fustigados, as famílias tentam agora recuperar o que sobrou dos danos.

Em Napipine, além de casas destruídas, famílias viram seus campos de produção de hortícolas estar submersas e outros danificadas, deixando as vítimas na maior aflição.

Além de Nampula, os distritos de Nacala-porto, Larde, Moma, Malema respectivamente, também foram severamente afectados pelas intempéries.

O Instituto Nacional de Gestão de Riscos de Desastres Naturais em Nampula disse, à Miramar, que já está no terreno a fazer o levantamento dos danos para de seguida prosseguir com a assistência das famílias afectadas.

Este ano, estima-se que mais de 130 mil pessoas sejam afectadas pelas calamidades naturais em toda província de Nampula.