Perda de peso em pessoas magras aumenta risco de desenvolver diabetes tipo 2

Perda de peso em pessoas magras aumenta risco de desenvolver diabetes tipo 2
Perda de peso não é benéfica para pessoas magras, como é para obesos FREEPIK

Pesquisadores descobriram que medidas de emagrecimento são benéficas para pessoas com obesidade e sobrepeso, mas têm efeito contrário em quem não pertence a estes grupos

Um estudo recente, publicado na revista científica PLOS Medicine, descobriu que a perda de peso pode ser benéfica para pessoas com sobrepeso ou obesidade, mas não traz as mesmas vantagens para indivíduos magros. Os efeitos da tentativa de emagrecimento, na realidade, podem aumentar o risco de diabetes tipo 2. 

Os cientistas apontam que essas estratégias só devem ser usadas por pessoas que precisam perder peso clinicamente.

“Ficamos um pouco surpresos quando vimos pela primeira vez as associações de tentativas de perda de peso com ganho de peso mais rápido e maior risco de diabetes tipo 2 entre indivíduos magros”, diz o especialista Qi Sun, da Harvard School of Public Health, em comunicado.

Os cientistas analisaram os dados de mais de 200 mil pessoas entre 24 e 78 anos de idade. A fim de comparar os mais diferentes métodos de perda de peso, eles também agruparam as diferentes forma de emagrecimento que possibilitaram a diminuição de, no mínimo, 4,5 kg.

No total, os pesquisadores definiram sete categorias, sendo elas: dieta de baixa caloria, exercício, dieta de baixa caloria mais exercício, jejum, programa comercial de perda de peso, pílulas dietéticas e uma combinação de jejum, pílulas comerciais e dietéticas (FCP, na sigla em inglês).

O exercício se demonstrou mais eficaz no controle de peso em pessoas com obesidade e foi o metódo que teve a menor taxa de ganho de peso após quatro anos nesse grupo (4,2%), seguido dos indivíduos com excesso de peso (0,2%) e magros (0,4%).

As pílulas comerciais e dietéticas, por sua vez, não trouxeram os mesmos benefícios. As taxas de perda de peso ficaram apenas em 0,3% em obesos, enquanto pessoas com sobrepeso e magras ganharam 2% e 3,7% de peso, respectivamente.

O risco de diabetes tipo 2 diminuiu, após 24 anos, para pessoas com obesidade, independentemente da estratégia de perda de peso escolhida. Os exercícios tiveram uma redução de 21% e as pílulas dietéticas de 13%, por exemplo.

Já os indivíduos com sobrepeso, apresentaram uma redução de 9% no risco de diabetes tipo 2 com exercícios, mas obtiveram um aumento de 42% na chance de desenvolver a doença fazendo uso das pílulas.

Em pessoas magras, todas as estratégias de perda de peso foram ligadas a um risco aumentado de diabetes tipo 2 – por exemplo, o aumento foi de 9% nos exercícios e 54% em pílulas. 

Sendo assim, a conclusão dos pesquisadores é que perder peso intencionalmente pode trazer benefícios a longo prazo para a saúde, independetemente da estratégia escolhida. Porém, o mesmo não acontece com pessoas classificadas como magras. 

“Agora sabemos que tais observações são apoiadas pela biologia e que, infelizmente, acarreta resultados adversos à saúde quando indivíduos magros tentam perder peso intencionalmente. A boa notícia é que os indivíduos com obesidade se beneficiarão claramente com a perda de alguns quilos e os benefícios para a saúde duram mesmo quando a perda de peso é temporária”, conclui Sun.