Operadores de transporte de zonas de difícil acesso dizem ser excluídos pelo estado das viaturas

Operadores de transporte de zonas de difícil acesso dizem ser excluídos pelo estado das viaturas.
Facebook

Só vão beneficiar do subsídio transportadores com toda documentação regularizada.

Mais de 80% de transportes semi colectivos de passageiros hÁ anos circulam sem licenças, na cidade de Maputo. O conselho municipal quer corrigir este problema entretanto alguns chapas não têm mínimas condições.

O conselho municipal quer permitir que os vulgo chapas tenham também acesso aos subsídios, mas há no meio disto carros sem condições para transportar passageiros.

Chaparia danificada, vidros e faróis há muito a reclamar a reparação.  Carros perfilados para transportar passageiros de bairros a norte da cidade de Maputo, é o que se pode ver nos terminais rodoviários da Cidade e Província de Maputo.

Senhor Castigo é  transportador  da rota CMC -Guava desde 2008 Não se lembra a última vez que levou o carro à inspecção, na verdade ele dispensa esse exercício porque as condições do “chapa” são deploráveis.

Para ter acesso aos subsídios prometidos pelo governo, um dos requisitos é ter o carro inspecionado. No estado em que se encontra a viatura não é elegível.  

Sebastião, também transportador, opera na rota Praça dos Combatentes Albazine há cinco anos. Não está licenciado, mas gostava de ser contemplado porque também sente o aperto dos combustíveis.

Situação diferente para o motorista António que tendo os documentos em dia espera que efectivamente o subsídio chegue.

Direcção de Mobilidade, Transportes e Trânsito do Conselho Municipal da Cidade de Maputo indica que livrete, título de propriedade, ficha de inspecção, seguros e carta de condução com categoria de serviços públicos são os principais requisitos para emissão das licenças.

A cidade de Maputo já esteve com 80 por cento de viaturas de transporte de passageiros não licenciados  sendo que o número agora reduziu para  para cinquenta por cento.