Dívida de mais de 9 milhões de meticais forçou corte de água e luz em algumas escolas da Cidade de Maputo

Dívida de mais de 9 milhões de meticais forçou corte de água e luz em algumas escolas da Cidade de Maputo
Tv Miramar

A Cidade de Maputo conta com um total de 159 estabelecimento de ensino, entre públicos e comunitários, sendo 101 escolas primárias e 58 secundárias

Muitas escolas da capital moçambicana arrancaram o ano lectivo com as aulas condicionadas, devido ao corte de água e energia.

O serviço de Assuntos Sociais da Cidade de Maputo revela que a situação se deve a uma dívida de mais de 9 milhões de meticais e a solução consiste na abertura de furos e alocação de energias solares.

Desde finais de 2023, algumas destas escolas foram obrigadas a sofrer o corte de água e outras o corte da corrente eléctrica, situação que se prolongou até a abertura do ano lectivo escolar 2024, condicionando as aulas.

Os números são assustadores, a avaliar pela quantidade de escolas existentes na capital.

Uma das soluções, passa necessariamente no refúgio à energias renováveis, para sair da dependência, no fornecimento de serviços sociais básicos, nas escolas da Cidade de Maputo e não só.

Na segunda e terça-feira da semana passada, algumas escolas chegaram a mandar de volta para casa os alunos, devido a condicionante água e alguns pais viram-se obrigados a levar água em recipientes, para garantir a higiene dos seus educandos, mas no curso nocturno, sem aulas por falta da corrente eléctrica.