Tensão em Burkina Faso: Oficiais do exército declaram contragolpe e derruba presidente militar

Tensão em Burkina Faso: Oficiais do exército declaram contragolpe e derruba presidente militar
A mais recente tomada de poder militar de Burkina Faso segue os passos do vizinho Mali

Mais de uma dúzia de membros do exército de Burkina Faso assumiu o controlo da televisão estatal, declarando que o líder do golpe que se tornou presidente do país, tenente-coronel Paul Henri Sandaogo Damiba, havia sido derrubado.

O porta-voz apresentou nesta sexta-feira (30), o capitão Ibrahim Traore, como o novo chefe do volátil país da África Ocidental que está a lutar contra uma crescente insurgência islâmica.
 
Damiba e seus aliados derrubaram o presidente democraticamente eleito há apenas nove meses, chegando ao poder com promessas de tornar o país mais seguro. No entanto, a violência continuou inabalável e a frustração com sua liderança cresceu nos últimos meses.
 
“Diante da contínua deterioração da situação de segurança, tentamos repetidamente reorientar a transição para questões de segurança”, disse o comunicado lido em voz alta na noite desta sexta-feira pelos soldados.
 
A mais recente tomada de poder militar de Burkina Faso segue os passos do vizinho Mali, que também viu um segundo golpe nove meses após a derrubada de seu presidente em agosto de 2020.