Egito investe mais de MZN 83 bilhões para construir cidade e ser sede dos Jogos Olímpicos de 2036

Projeto desenvolvido por uma empresa chinesa pode ajudar o país a se tornar o primeiro do continente africano a sediar o evento

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ainda não começaram, e o Egito já está pensando em ser sede do evento esportivo em 2036. Por mais que o país não tenha lançado a candidatura oficial, o governo está preparado para investir cerca de 40 bilhões de libras (aproximadamente MZN 82.727 bilhões na atual cotação) para a construção de uma cidade voltada para o desporte. As obras iniciaram em 2015 e são acompanhadas constantemente pelo presidente Abdel Fattah el-Sisi.

Segundo o jornal britânico “The Sun”, a possível futura cidade olímpica fica localizada na nova capital administrativa do Egito, que ainda não tem nome definido. A área de mais de 2 milhões de m² fica a aproximadamente 48 quilômetros da capital Cairo.

O país está investindo em tecnologia de ponta para poder receber os esperados 6,5 milhões de espectadores. Uma das arenas que deve receber as competições já está pronta, é coberta e tem capacidade para 7.500 pessoas. O espaço foi usado em 2021 para os jogos do Mundial de Handebol.

O Estádio Olímpico deve ter capacidade para 90 mil pessoas e as obras devem ser concluídas até o fim de setembro, período que marca o final do verão europeu.

lém dos espaços esportivos, o Egito quer investir em hotéis de luxo para os torcedores se hospedarem, bem como um hospital de medicina desportiva, teatro ao ar livre, centro comercial, escritórios e parques infantis.

As próximas Olimpíadas acontecem em Paris, na França, no ano que vem. Quatro anos mais tarde, em 2028, Los Angeles, nos Estados Unidos, recebe os atletas. Em 2032, será a vez de Brisbane, na Austrália, sediar o evento.