
Astrônomos destacam características do exoplaneta que sugerem que ele possa ser habitável
Um novo exoplaneta, chamado HD 137010b, foi descoberto e está chamando a atenção da comunidade científica devido às semelhanças com a Terra. O planeta apresenta condições que podem permitir o desenvolvimento de vida. Segundo Emerson Perez, astrônomo do Urânia Planetário, essa região é crucial para determinar se um planeta pode abrigar água em estado líquido.
Em entrevista ao News das 10 desta sexta-feira (30), ele explicou que o exoplaneta está localizado no lado mais frio da zona de habitabilidade de seu sistema estelar. Apesar das baixas temperaturas médias previstas para sua superfície — cerca de -68ºC — comparáveis às registradas em Marte (-65ºC), o fato de estar dentro da zona habitável sugere uma chance significativa de 50% de desenvolver água líquida.
Outro ponto sobre o exoplaneta é sua órbita, que completa uma volta ao redor da estrela-mãe em aproximadamente 355 dias, sendo apenas dez dias menos que a duração do ano terrestre. Nos próximos anos, estudos aprofundados serão realizados para investigar se há presença atmosférica ou possibilidade realista da existência de água líquida no HD 137010b.


















e