Cimeira africana sobre o clima: Mateus Magala apresenta potencial energético de Moçambique

Cimeira africana sobre o clima: Mateus Magala apresenta potencial energético de Moçambique
D.R

O dirigente moçambicano também se reuniu com Samir Suleimanov, Director de Financiamento Climático da COP 28, para discutir oportunidades de investimento na industrialização verde em Moçambique

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala apresentou o vasto potencial de moçambique para liderar a transição energética de baixo carbono na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), apesar do país não ser um significativo emissor de gases de efeito de estufa.

Sobre a transição energética, Magala destacou os esforços do país para explorar as oportunidades proporcionadas por esta transição e o desenvolvimento de baixo carbono. Neste contexto, está em curso o desenvolvimento da Estratégia e Roteiro de Transição Energética Justa para Moçambique, sob coordenação do Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

Como exemplos, o ministro falou do projecto Hidroelétrico de 1500 MW de Mphanda Nkuwa e os projetos de exploração de Gás Natural Liquefeito na Bacia do Rovuma.

O dirigente moçambicano também se reuniu com Samir Suleimanov, Director de Financiamento Climático da COP 28, para discutir oportunidades de investimento na industrialização verde em Moçambique, no âmbito da transição energética.

Pronunciamentos feitos por Mateus Magala, durante um diálogo de alto nível entre líderes africanos e representantes da União Europeia e dos Emirados Árabes Unidos, conhecido como “Policy Breakfast Africa EU Energy”.