Apple anuncia o lançamento de novos recursos avançados de segurança de dados para usuários

Apple anuncia o lançamento de novos recursos avançados de segurança de dados para usuários
A empresa aprimorou o sistema de proteção de dados do usuário REUTERS/MIKE SEGAR/FILE PHOTO/FILE PHOTO

As novas ferramentas desenvolvidas pela empresa para proteger as informações da nuvem estarão disponíveis nos dispositivos ainda neste ano

Na última semana, a Apple anunciou a criação de novos recursos nos dispositivos da empresa para promover maior segurança aos dados dos usuários. A empresa afirmou que as ferramentas deverão estar disponíveis ainda neste ano.

Além de as novas funções evitarem ataques cibernéticos e manterem a segurança digital, promovem segurança física.

Chaves de segurança

O sistema de autenticação por dois fatores começou a ser introduzido nos dispositivos da Apple em 2015, mas agora a empresa desenvolveu uma evolução desse recurso. A atualização permitirá que a conexão nas plataformas aconteça em dispositivos terceiros, como o iPad ou o Apple Watch.

Isso permite que o segundo passo da autenticação ocorra por meio de uma chave de segurança física, ou seja, em outro dispositivo, além da segurança usual em um único aparelho da empresa.

Verificação de contato no iMessege

O novo recurso dentro da plataforma do iMessege começará a avisar o usuário caso alguém invada os servidores em nuvem e insira o próprio dispositivo como forma de espionar as comunicações criptografadas.

A iniciativa foi criada como uma maneira de proteger jornalistas, ativistas e membros do governo que sofreram um aumento no número de violações de dados nos últimos tempos. A ferramenta busca trazer mais proteção para esse grupo e, claro, para qualquer outro usuário.

Proteção avançada de dados para o iCloud

O recurso de segurança do iCloud protege 14 categorias de dados com a utilização de criptografia, como backup de mensagens, gravações de voz, entre outras. A nova ferramenta permitirá que o usuário escolha a proteção avançada que engloba 23 categorias, que incluem até notas e fotos.