Detido delegado da INAE em Nampula acusado de corrupção

Detido delegado da INAE em Nampula acusado de corrupção
TV Miramar

Acaba de ser detido o delegado da Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), em Nampula, pelo Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, por suspeita de crimes de peculato, abuso de cargo ou funções e corrupção passiva para acto ilícito.

A informação foi tornada pública através de um comunicado daquela instituição, esta quinta-feira. O documento refere que a detenção do responsável surge na sequência de uma denúncia anónima.

De acordo com o mesmo comunicado, o delegado apoderou-se de 66 latas de tinta que se encontravam cativadas nas instalações da delegação. A quantidade de tinta em causa foi aprendida, no âmbito de uma actividade inspectiva, quando as latas estavam expostas à venda num estabelecimento comercial na cidade de Nampula e já fora do prazo.

Após a retenção das latas de tinta e enceramento do estabelecimento comercial, por diversas irregularidades, o delegado ordenou aos inspectores da instituição a fazerem a entrega das chaves aos proprietários do estabelecimento comercial encerrado para efeitos de reabertura, sem a observância de normas legais e muito menos o pagamento de multas, em troca de uma quantia de 25 mil meticais.