Putin assina decreto para aumentar contingente do exército russo

Vladimir Putin assinou decreto que irá aumentar 137 mil soldados no exército MIKHAIL KLIMENTYEV/SPUTNIK/AFP - 24.8.2022

Medida ocorre em plena ofensiva contra a Ucrânia e em um contexto de crescente tensão com os países ocidentais

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nesta quinta-feira (25) um decreto para aumentar em 10% o número de soldados no exército, em plena ofensiva contra a Ucrânia e em um contexto de crescente tensão com os países ocidentais.

O exército deve ter dois milhões de membros, dos quais 1,15 milhão serão soldados, em comparação com os 1,9 milhão de efetivos que as Forças Armadas tinham em 2017, segundo um decreto publicado pelo governo e que entrará em vigor em 1º de janeiro.

Sem contar o pessoal civil, isso representa um aumento de 137 mil militares, ou mais de um décimo da força de combate atual.

A medida, cujas razões não constavam no decreto, coincide com a ofensiva que o exército russo vem realizando na Ucrânia há seis meses.

Tendo falhado em tomar Kiev no início da intervenção, as forças russas estão concentrando seus esforços no leste e sul da Ucrânia.

Até agora, o Kremlin não ordenou nenhuma mobilização geral.

Além disso, a decisão também veio em um momento em que as relações entre a Rússia e os países ocidentais passam por uma crise de alcance sem precedentes desde o fim da Guerra Fria.