ONU faz evento em homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

ONU faz evento em homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Galeria de fotos em memória às vítimas do Holocausto RONEN ZVULUN/REUTERS - 26/01/2023

Data foi criada em 2005 para honrar a memória das pessoas que morreram e propagar conhecimento sobre o tema

Em 2005 a assembléia geral da ONU, Organização das Nações Unidas, estabeleceu o dia 27 de janeiro como o “Dia Internacional da Memória do Holocausto”, e desde então diversos eventos e cerimônias têm acontecido ao redor do mundo, para honrar a memória das vítimas e propagar conhecimento sobre o tema.

A data foi escolhida para ser o marco oficial por conta da liberação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, um dos maiores documentados. Desde 2010, a ONU tem escolhido diferentes enfoques para tratar dentro do assunto, como histórias de sobreviventes, experiência das mulheres, aliados que escondiam judeus, entre outros. 

O tema desse ano é “lar e pertença”, os eventos irão explorar como as vítimas ajustaram suas ideias de “casa” e “pertencimento” ao enfrentarem o ataque violento e anti-semita durante o Holocausto, e o que “lar” e “pertencer” significavam para os sobreviventes nos anos do pós-guerra.

Judeus deixando campo de concentração
KACPER PEMPEL/REUTERS – 27/01/2014

Entre as imposições de Adolf Hitler, criou-se um padrão para quem poderia reivindicar a Alemanha como lar e quem pertencia a ela.

A ONU explica, em uma galeria de informações sobre o Holocausto em seu site oficial, que “O processo de definição e exclusão foi além da legislação e campanhas de propaganda de desinformação e discurso de ódio, para atos de terror sancionados pelo Estado que destruíram locais de culto, meios de subsistência e casas das pessoas.” 

A organização ainda ressalta que essas pessoas perderam o sentido de pátria, é como se não fossem dignas de uma sociedade. Por isso, a reflexão sobre como os sobreviventes dos campos, e as crianças nascidas nesses ambientes, navegaram no mundo pós-guerra é essencial para a restauração da humanidade das vítimas. 

Para o secretário-geral, António Guterres, nenhum genocídio é inevitável. Ele enfatiza que os nazistas só puderam atuar com tamanha crueldade, com atos desde a discriminação dos judeus da Europa até à sua aniquilação, porque poucas pessoas se manifestaram e muitos outros nada fizeram.

Assim, ao relembrar Holocausto, o mundo reconhece as ameaças à liberdade, à dignidade e à humanidade, inclusive no tempo atual. O chefe da ONU pediu que o genocídio nunca seja esquecido, para ele, nunca mais deve-se fazer silêncio sobre esses assuntos. 

Os eventos principais acontecem na sede oficial das Nações Unidas, em Nova York, e o projeto se dividirá entre exibições (que começaram dia 10 de janeiro e vão até 26 de fevereiro), vídeos (postados no canal do youtube da ONU) e palestras presenciais em universidades da região.

Outras sedes da Organização das Nações Unidas ao redor do mundo farão seus próprios eventos, e a programação de cada região pode ser encontrada pelas redes oficiais. Para quem deseja se integrar no assunto e acompanhar as solenidades online, basta seguir a ONU em qualquer uma de suas redes sociais ou pesquisar o tema “Holocausto” no site da instituição.  

 

Larissa Crippa – Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques