Enorme dinossauro saurópode é descoberto em Portugal

Paleontólogos, em Portugal, durante resgate dos fósseis do dinossauro saurópode HANDOUT/INSTITUTO DOM LUIZ, FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA/AFP - 29.08.2022

Saurópodes, que eram animais herbívoros, podiam chegar a 12 metros de altura e 25 metros de comprimento

Paleontólogos portugueses e espanhóis desenterraram no início de agosto, no jardim de uma casa no centro de Portugal, o esqueleto fossilizado de um dinossauro que pode ser o maior saurópode descoberto na Europa.

“É um dos maiores espécimes conhecidos em nível europeu, talvez mundial”, informou a paleontóloga do Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa, Elisabete Malafaia, nesta segunda-feira (29) à AFP.

Os saurópodes eram dinossauros quadrúpedes e herbívoros, reconhecíveis pelos seus longos pescoços. Eles podem chegar a 12 metros de altura e 25 metros de comprimento.

Entre o conjunto de vértebras e costelas encontradas, datado do período Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos, os investigadores encontraram vestígios de uma costela de três metros de comprimento, especificou a paleontóloga.

A primeira descoberta dos fósseis foi em 2017, quando um habitante da região de Pombal perfurou seu terreno para construir um anexo em sua propriedade.

Uma equipe de investigadores desenterrou no começo de agosto os restos do dinossauro para dar início a estudos aprofundados sobre os fósseis.

Nos próximos meses, novas escavações poderão ser realizadas no local e na região.

Os fósseis descobertos em Pombal pertenceriam a um animal da família dos braquiossaurídeos, que viveram durante o período Jurássico Superior.

O fato de esses restos do esqueleto terem sido encontrados juntos e na posição “original” de quando estavam vivos, segundo Malafaia, é “relativamente raro”.