SUBIDA DO CAUDAL DO RIO UMBELUZI CONDICIONA CIRCULAÇÃO NA PONTECA DE MAZAMBANINE EM BOANE

Transbordo do rio condiciona passagem de bens e pessoas; Governo mobiliza embarcação e planeia nova ponte.

O cenário de sofrimento para os moradores do município de Boane, na Província de Maputo, voltou a instalar-se com o transbordo do caudal do rio Umbeluzi. A subida do nível das águas submergiu a ponteca de Mazambanine, uma infraestrutura vital para a ligação local, condicionando a passagem de pessoas e a circulação de bens.

Os munícipes mostram-se profundamente preocupados com a situação, reiterando que este não é um problema novo. Segundo relatos dos residentes à Miramar, há vários anos que são feitos apelos às autoridades competentes para que se proceda à elevação da estrutura da ponte. A população lamenta que, as suas actividades económicas e sociais sejam interrompidas sempre que se regista queda de pluviosidade intensa, característica desta época do ano.

A Presidente do Conselho Municipal de Boane, Geraldina Bonifácio, fez-se ao local para acompanhar a situação de perto. Para responder à emergência, foi mobilizada uma embarcação que já garante a travessia de pessoas e bens entre as margens, minimizando o isolamento causado pelo transbordo da ponteca de Mazambanine.