O município da Matola vai implementar novas regras para o comércio informal, praticado nos passeios e com produtos expostos no chão. As autoridades consideram que a prática constitui risco para a saúde pública, dificulta a mobilidade urbana e ocupa irregularmente espaços de estacionamento.
Recentemente, o município criou a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento, e o seu PCA, Francisco Lichucha, explicou à TV Miramar que houve necessidade de rever as posturas municipais. Das várias analisadas, algumas serão submetidas à Assembleia Municipal, destacando-se as ligadas aos mercados e às actividades económicas.
Segundo Lichucha, o processo vai iniciar com campanhas de sensibilização. Uma das novidades será a regulamentação do estacionamento na Matola. Para tal, a edilidade pede a colaboração não só dos vendedores informais, mas também dos consumidores.
Munícipes ouvidos pela TV Miramar reconheceram os riscos do comércio informal, mas pediram alternativas, como a criação de mercados formais que garantam condições para os vendedores continuarem a exercer as suas actividades de forma organizada.





















e