Ministra do Interior diz que suspeito capturado na RAS vem escapando desde 2022

Ministra do Interior diz que suspeito capturado na RAS vem escapando desde 2022
Tv Miramar

Raptos, branqueamento de capitais, terrorismo, tráfico de drogas e de órgãos humanos são apenas alguns dos crimes que mantêm Moçambique na lista cinzenta

A Ministra do Interior diz que o suposto mandante de raptos capturado na República da África do Sul é procurado há bastante tempo e por pouco faria parte das estatísticas de esclarecimentos deste tipo de crimes em 2022, ano em que 36 indivíduos recolheram às celas em conexão com os raptos.

Ao ser questionada sobre captura, em território sul-africano, de um suposto mandante de raptos, a Ministra do Interior refere-se às estatísticas de esclarecimentos destes crimes em 2022 e traz este resultado como o maior salto.

Raptos, branqueamento de capitais, terrorismo, tráfico de drogas e de órgãos humanos são apenas alguns dos crimes que mantêm Moçambique na lista cinzenta. Mas os raptos estão no topo por conta da complexidade para o seu esclarecimento.

E o facto de haver envolvimento de familiares de vítimas e funcionários de instituições da administração da justiça.

A ministra pronunciou-se à imprensa depois da saudação a si pelos quadros do Serviço Nacional de Investigação Criminal pela passagem do VI Aniversário Do SERNIC, que é celebrado sob lema “Por um SERNIC Engajado em Estratégias para o Esclarecimento do Crime Organizado e Transnacional, com enfoque para o Branqueamento de Capitais, Financiamento ao Terrorismo e Raptos”.