Justiça ordena detenção de três agentes da polícia, por extorquir 50 mil a um cidadão na via pública em Inhambane

Justiça ordena detenção de três agentes da polícia, por extorquir 50 mil a um cidadão na via pública em Inhambane

O denunciante pediu várias vezes ser conduzido ao Comando, mas os arguidos recusaram o pedido e de seguida se apropriaram de 50.000 meticais

O Tribunal Judicial da Maxixe ordenou a detenção de três agentes da polícia acusados de envolvimento na extorsão de 50 mil a um cidadão na via pública.

Do trio, dois são da polícia da República de Moçambique, afectos ao comando distrital da Maxixe e um da polícia municipal.

Segundo a Francisco Albano, Magistrado do Ministério Público, afecto a procuradoria distrital da Maxixe, estes agentes interpelaram um cidadão na ponte cais da Maxixe com cerca de 315000 meticais e os mesmos usando artifício fraudulento introduziram uma munição de AKM na bolsa onde estava o dinheiro para o implicar.

O denunciante pediu várias vezes ser conduzido ao Comando, mas os arguidos recusaram o pedido e de seguida se apropriaram de 50.000 meticais.

Após terem sido denunciados, os agentes, neste caso arguidos, já sem saída, decidiram levar o valor até à procuradoria.

No que apuramos, os agentes da PRM, tinham responsabilidades importantes no comando. Aliás um, era responsável pela força. Estes estão implicados no crime de concussão, cuja moldura penal é de 2 a 8 anos de prisão.