O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, orientou nesta terça-feira no distrito de Molumbo, província da Zambézia, a cerimónia oficial de abertura do ano lectivo 2023. Na ocasião, Filipe Nyusi, entregou uma escola secundária orçada em mais de 71 milhões de meticais
A inauguração da Escola Secundária de Molumbo, na Província da Zambézia, marca o arranque do ano lectivo 2023.
A infraestrutura orçada em mais de 71 milhões de meticais contempla um bloco administrativo, ginásio, sala de informática, laboratório e um sistema de abastecimento de água.
Na breve interacção com os alunos, o Presidente da República, explicou a importância da higiene individual e colectiva uma vez que algumas províncias do país enfrentam a eclosão da cólera.
Filipe Nyusi disse que a isenção no pagamento de matrículas da 1ª a 9ª classe contribuiu de forma significativa para a melhoria da qualidade de ensino e a retenção da rapariga nas escolas.
Sobre a inserção da sétima classe no ensino secundário básico o presidente da república chamou atenção aos gestores das escolas sobre as horas extras.
Sobre os livros escolares, o Presidente da República garante que este ano serão distribuídos em todas as escolas e encorajou as empresas nacionais a apostarem na elaboração e impressão de manuais em grandes quantidades.