Dificuldades de escoamento ditam subida do preço do carvão vegetal

Dificuldades de escoamento ditam subida do preço do carvão vegetal
Tv Miramar

O preço de compra de carvão vegetal disparou na cidade de Maputo, um saco de carvão actualmente chega a custar 1800 meticais. Por detrás do aumento estão as dificuldades no escoamento do combustível lenhoso nos pontos de extração

A chuva que cai nos últimos dias na região sul do país e não só, está a condicionar o escoamento normal do carvão vegetal no distrito de Chókwè na província de Gaza e em Catuane na província de Maputo.

Segundo revelaram os vendedores de carvão a grosso, o acesso do local de produção tornou-se deficitário visto que as vias estão intransitáveis devido à chuva.

E porque as vias de acesso estão bloqueadas, para se fazer o escoamento os compradores de carvão são obrigados a alugar outras carrinhas com traccão a quatro rodas ou mesmo levar o saco de carvão no ombro até o local onde está estacionado o camião.

Torna-se difícil também para os camionistas que trazem o carvão para a cidade e província de Maputo.

Uma outra situação tem a ver com o não licenciamento para a extração do produto.

Para os que compram o carvão, o agravamento do valor da compra do carvão vegetal é uma má notícia para o orçamento familiar.

Os operadores e camionistas dizem que chegam a carregar sacos de carvão molhados devido às condições no local de produção.