Crime transnacional de espécies protegidas leva a detenção de um moçambicano

Crime transnacional de espécies protegidas leva a detenção de um moçambicano
Tv Miramar

Segundo o acusado, maior parte da mercadoria foi entregue por um cidadão vietnamita que se encontra foragido há cerca de um ano

Moçambicano de 49 anos está a contas com o SERNIC, na Cidade de Maputo, acusado no crime de abate e tráfico de animais protegidos que envolve cidadão vietnamita.

Trata-se de 55 pontas de marfim, 7 cornos de rinoceronte, ossada de leões e ainda não se sabe a origem dos animais abatidos, mas trata-se de um crime transnacional.

São pelo menos, até ao momento, 12 leões que deixaram de existir em reservas, 4 rinocerontes e estima-se que sejam perto de 15 elefantes abatidos, cujas peças estavam prontas para serem vendidas no mercado, num cujo crime transa-nacional.

E não é para menos, são 55 pontas de marfim, 12 crânios, 3 caixas e 5 sacos que continha vários úmeros e fémures, ossada longa de leões e respectivas garras e mandíbulas, para além de 7 cornos de rinocerontes abatidos.

O cidadão em causa, é um homem de 49 anos de idade, que segundo ele, maior parte desta mercadoria foi entregue por um cidadão vietnamita que se encontra foragido há cerca de um ano.

Para a materialização do crime, o cidadão em causa, morador do bairro da Maxaquene, em Maputo, usava uma viatura, tendo adulterado o aparelho do ar condicionado, onde colocava os cornos de rinoceronte, para despistar-se das autoridades, mas diz que a viatura na sua posse foi deixada pelo vietnamita, suposto proprietário da mercadoria apreendida.

O SERNIC e nem a Administração Nacional das Áreas de Conservação, sabem ainda da proveniência, onde teriam sido abatidos os animais protegidos.

A detenção do cidadão decorreu numa das estâncias turísticas, na cidade de Maputo, quando o cidadão estava aguardando pelo suposto cliente, quando na verdade tratava- se de um agente da Interpol, por se tratar de um crime que envolve cidadãos de Nacionalidade asiática.

Ainda não foram feitas as contagens definitivas para se conhecer os reais números de animais abatidos é muito menos os custos de toda a mercadoria, e o cidadão apreendido era taxista, mas sabe-se que no mercado internacional, as peças em causa são de grandes valores comerciais.