A Coordenadora do Centro Operativo de Emergência (COE) Provincial de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo, escalou o distrito de Chókwè para avaliar a assistência humanitária às famílias vítimas das cheias. A visita incluiu o Centro de Acomodação de Hókwè e o subcentro na Escola Primária 3 de Fevereiro.
Durante a deslocação, Margarida Mapandzene verificou os danos em infra-estruturas e estradas, assegurando que o Governo trabalha na reposição progressiva da transitabilidade com o apoio da comunidade. Sobre o regresso das famílias às suas casas, a coordenadora pediu paciência e cautela, pois ainda estamos na época chuvosa e é necessário aguardarmos pelas orientações do Governo.
O Delegado Provincial, Teixeira Almeida, informou que a prioridade é a mobilização de kits de cozinha, abrigo e sementes, fundamentais para que a população possa recomeçar a vida. Apesar das dificuldades de acesso que se faziam sentir, bens alimentares estão agora a ser distribuídos de forma mais regular nos centros de acomodação.
A nível distrital, o coordenador do COE de Chókwè, Narciso Nhamuhuco, destacou que a assistência alimentar está garantida através da parceria entre o INGD e o Programa Mundial de Alimentação (PMA). Contudo, persistem desafios logísticos significativos, como a falta de lenha para alimentar as 28 cozinhas comunitárias que garantem refeições a cerca de 53 mil pessoas assistidas nos três centros do distrito.






















e