Cidadão sitiado nas quedas do rio lúrio em Cabo Delgado resgatado pelas fds

Cidadão sitiado nas quedas do rio lúrio em Cabo Delgado resgatado pelas fim‑de‑semana
Tv Miramar

Um cidadão escapou a morte no distrito de Chiúre em Cabo Delgado, depois de ter sido arrastado pela fúria do rio Lúrio.

Sitiado durante cerca de dois dias numa rocha, o indivíduo acabou sendo resgatado pelas Forças de Defesa e Segurança.

Chama-se Augusto Faustino e é residente na aldeia Marinine, no distrito de Chiúre. No dia 09 de março corrente deslocou-se ao rio Lúrio, concretamente na zona conhecida por “Quedas do rio Lúrio” com objetivo de nadar, tal como tem sido habitual pelos residentes locais.

Mas desta vez teve surpresa desagradável. Grandes descargas de água a montante teriam surpreendido e arrastado o Augusto.

 “Sai para o rio Lurio para ir tomar banho. Tirei a roupa e deixei nas margens. Na tentativa de iniciar a nadar veio muita água e arrastou. Tentei nadar mas a corrente da água era muito forte por isso não consigo dominar a corrente e fui levado”, contou a Miramar.

Perante o infortúnio, o cidadão teve de se agarrar às rocha durante sensivelmente dois dias, para poder sobreviver.

“Encontrei uma pedra e agarrei-me bem forte. Passei noite no meio da agua segurando uma pedra. Passei muita fome e só bebia a água que me cercava.”

As autoridades foram comunicadas e iniciaram imediatamente trabalhos de resgate ao nível do distrito de Chiúre. Mas o processo mostrava-se impossível devido ao aumento do caudal do rio e a correnteza.

Miguel Jovo, comandante distrital da Policia da Republica de Moçambique em Chiúre disse que através dos meios locais do distrito o salvamento não possível possível ser efetuado. A alternativa foi recorrer o nível provincial. 

“Criou-se uma equipa composta por PRM, INGD, a marinha de guerra, Força aérea de Moçambique que se deslocou ao local com um helicóptero nosso para poder fazer o resgate. Numa primeira tentativa não foi possível devido as condições do local, o piloto não conseguia fazer as manobras no sentido de resgatar porque o helicóptero era maior e não facilitava as manobras no terreno”.

A solução do problema surgiu com a intervenção do helicóptero da Força Área Sul africana.

“Conseguiu-se enviar um helicóptero da Força Área Sul africana que é pequeno e facilita as manobras. Quando eram 17:30 minutos, a Força Área Sul africana conseguiu resgatar este nosso concidadão que teria pernoitado do dia 09 a dia 10 do mês corrente”, avançou Miguel Jovo à Miramar.

Sem especificar o número, o comandante distrital da PRM em Chiúre refere que este não é o primeiro caso em que pessoas são arrastadas pela corrente do rio Lúrio. A diferença e que nas outras ocasiões as vítimas não puderam ser socorridas, acabando por desaparecer. O apelo à população agora é evitar de se evitar aproximação aos rios num contexto em que a região regista chuvas e consequente aumento do nível dos rios.