Os efeitos de chuva moderada com tendências para forte, com o vento a soprar entre os 100 a 120 km/h, iniciaram na manhã desta sexta-feira dando indicado da entrada do ciclone freddy, na consta de Inhambane
A situação é descrita como calma, ainda não há registo de vítimas humanas e nem feridos.
Mas o balanço preliminar, aponta algumas infraestruturas públicas e privadas que cederam após não terem resistido a Fúria dos ventos acompanhados por Chuvas, tal é o caso do hospital rural de Vilankulo.
Entretanto, cerca de 200 pessoas estão neste momento abrigadas nos centros criados para alojar famílias que vivem em zonas vulneráveis à estes fenómenos.
Os ventos parecem estar um pouco enfraquecidos olhando para aquilo que eram as projeções. Mas neste momento a preocupação é com as chuvas intensas que estão a cair.
Os trabalhos na Função Pública em Vilankulo foram interrompidos, uma medida que não abrange sectores sensíveis. Ainda para minimizar os impactos negativos e salvar vidas, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em toda cidade, pois muitos cabos que transportam a corrente estão na iminência de ceder.