Barragem de Massingir vai aumentar as descargas

Barragem de Massingir vai aumentar as descargas
Tv Miramar

Autoridades anunciam aumento de descargas da barragem de Massingir, na província de Gaza. Eleva-se o risco de inundações dos campos agrícolas nas zonas baixas dos rios Limpopo e dos Elefantes

As descargas da barragem de Massingir vão chegar aos 500 metros cúbicos por segundo, contra actuais 200 metros cúbicos por segundo. Ou seja, mais do dobro, elevando, assim, o nível de alerta de inundações na província de Gaza, sul de Moçambique.

Em comunicado, a Administração Regional de Águas do Sul, informa que o incremento das descargas será gradual e poderá, nas próximas 72 horas, criar inundações dos campos agrícolas nas zonas baixas dos rios Limpopo e dos Elefantes.

A ARA Sul justifica que esta medida visa amortecer a onda das cheias e garantir a integridade das infra-estruturas, num cenário de alerta máximo das bacias hidrográficas no território nacional e nos países vizinhos.

Como medidas de precaução, as autoridades recomendam a retirada das famílias e remoção de bens para zonas consideradas seguras.