Autoridades fazem balanço positivo da transição do ano 2022-2023

Autoridades fazem balanço positivo da transição do ano 2022-2023
Tv Miramar

A quadra festiva de transição 2022-2023 foi marcada por menos acidentes e poucos açambarcamentos no mercado de produtos em comparação com a quadra 2021-2022. As autoridades fazem balanço positivo das festas de Natal e do fim do ano

A quadra festiva 2022-2023 teve menos sangue nas estradas do país. Foram 19 acidentes. Bem menos que a metade se comparamos com o registo da quadra 2021-2022 que indica para 42 acidentes. Os óbitos resultantes desses sinistros foram 24, contra 48 da transição passada. Por detrás, está sempre o comportamento humano.

Depois de ter sido sufocado pela pandemia da COVID-19, o sector de turismo é consolado. Centenas de empreendimentos turisticos estiveram abarrotados e houve muita procura de equipamentos culturais. Houve 157 reveilions em todo o país e turistas, sobretudo nacionais, continuam a se divertir mesmo depois da transição do ano.

Embora tenha havido menos queixas por parte consumidores contra açambarcamentos e especulação de preços de produtos de primeira necessidade, a Inspecção Nacional de Actividades Económicas diz ter detectado centenas de casos de venda de produtos fora do prazo e viciação de pesos.

O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade refere-se a exageros na adulteração de pesos de produtos, mas o pico da preocupação é causado pelo malabarismo nas botijas de gás em Sofala.

73% de viaturas que atravessaram a fronteira de Ressano para o território nacional durante a quadra festiva permanecem no país, daí esperar-se ainda alguma pressão de regresso na fronteira.