Duas pessoas perderam a vida e outras três ficaram gravemente feridas na sequência de ataques de crocodilos registados na comunidade de Chaimite, distrito de Chibuto, província de Gaza.
Os ataques estão associados às chuvas intensas que provocaram o transbordo de rios, arrastando crocodilos para zonas habitadas.
A Miramar sabe que além das vítimas humanas, as chuvas deixaram um rasto de destruição nos distritos de Chibuto e Massingir.
Oito comunidades encontram-se isoladas, enquanto mais de 15 mil pessoas estão directamente afectadas pelas inundações. Várias vias de acesso ficaram intransitáveis, obrigando, em alguns pontos, à travessia por embarcações.
Em Chibuto, a reportagem da Miramar constatou que a ligação entre o Alto Changane e Maqueze está interrompida, dificultando a circulação de pessoas e bens. Já em Massingir, cerca de 249 quilómetros de estradas foram afetados, condicionando o acesso às zonas isoladas e limitando a assistência às populações.
O sector agrícola também sofreu impactos significativos. Em Chibuto, mais de 800 hectares de culturas foram alagados, afetando mais de mil produtores. Em Massingir, registam-se 377 hectares inundados, dos quais mais de 200 foram totalmente perdidos. Há ainda registo de casas destruídas, parcial e totalmente, neste último distrito.
Face à previsão de continuidade das chuvas, as autoridades admitem o agravamento da situação, podendo ser necessária a retirada de famílias e o reforço do apoio humanitário, incluindo alimentos, água e medicamentos. Até ao momento, mais de 18 mil pessoas encontram-se em situação crítica devido às chuvas intensas que atingem a província há vários dias.



















e