Cabo Delgado, conta com 12.024 professores, dos quais 4155 Mulheres e 7867 homens. Para este ano, o sector da educação neste ponto do país, pretende contratar 386 professores dos diferentes níveis
Alunos da 6ª e 7ª classes que perderam os exames finais de 2022 em alguns distritos assolados pelo terrorismo em Cabo Delgado, terão testes especiais a partir do dia 19 de janeiro corrente.
A medida visa avaliar e ajudar com que estes alunos possam estudar nas classes subsequentes, consoante o seu aproveitamento pedagógico.
São no total 1.870 alunos, deste número, 1.103 são alunos da 6 ª, e 767 da 7 ª classes dos distritos de Namuno, Balama, Ancuabe e Mecufi. São alunos que junto de suas famílias procuraram por lugares seguros nas vilas e na cidade de Pemba para se salvar dos ataques, e continuar com os seus estudos.
A autorização destes exames surgiu em resposta ao pedido da direcção província de educação nesta província, ao Ministério, no sentido de se ter um exame especial com vista a não se perder o ano lectivo, e não banir a progressão dos alunos.
Falando em conferência de imprensa, o porta-voz da direcção provincial de educação em Cabo Delgado, falou do número das Escolas que irão receber os alunos a serem examinados, e deixou ficar um vigoroso apelo às direcções destas.
Para além de examinar os alunos, a Direcção pretende fazer ainda este ano, a reabertura de várias Escolas que se encontram encerradas por conta das acções macabras dos extremistas e não só.
Cabo Delgado, conta com 12.024 professores, dos quais 4155 Mulheres e 7867 homens. Para este ano, o sector da educação neste ponto do país, pretende contratar 386 professores dos diferentes níveis.
Neste momento, vários alunos visados estão empenhados em preparar matérias com vista a terem bons resultados nos exames.