Notícias EUA Trump ameaça “tarifas severas” contra a Rússia em meio ao ultimato de...

Trump ameaça “tarifas severas” contra a Rússia em meio ao ultimato de cessar-fogo

Trump ameaça “tarifas severas” contra a Rússia em meio ao ultimato de cessar-fogo

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na segunda-feira que os Estados Unidos vão fornecer armas à Ucrânia através da NATO e ameaçou “tarifas severas” contra a Rússia se um acordo de cessar-fogo não for alcançado dentro de 50 dias.

Durante uma reunião na Sala Oval com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, Trump confirmou o compromisso dos EUA de fabricar e vender armas à Ucrânia.

“Nós vamos enviar-lhes armas e eles vão pagar por elas”, disse Trump.

Advertiu ainda sobre a imposição de “tarifas muito severas” à Rússia se não houver progresso.

“Nós vamos impor tarifas muito severas se não tivermos um acordo em 50 dias. Haverá tarifas secundárias de cerca de 100 por cento”, acrescentou o presidente dos EUA.

Em resposta, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, descartou as declarações de Trump como um “ultimato teatral” e afirmou que a Rússia “não se importava”.

“Trump emitiu um ultimato teatral ao Kremlin. O mundo estremeceu, esperando as consequências. A beligerante Europa ficou desapontada. A Rússia não se importava”, escreveu Medvedev na rede social X.

De acordo com a média britânica, a alta representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas, descreveu a posição firme de Trump em relação à Rússia como positiva, mas observou que o prazo de 50 dias estabelecido por Washington é um “longo tempo”.

MIRAMAR

Instalar APP
×
Skip to content