Fora de Série visita o possível túmulo de Davi em Jerusalém

Fora de Série visita o possível túmulo de Davi em Jerusalém
Ana Carolina Cury e Aline Szewkies buscam evidências de Davi em Israel DIVULGAÇÃO/RECORD TV

Especialista em história de Israel, Aline Szewkies, trouxe evidências históricas do personagem bíblico

O podcast Fora de Série foi em busca do provável túmulo de Davi em Jerusalém, personagem bíblico que terá a juventude retratada em Reis – A Escolha. A jornalista Ana Carolina Cury e a especialista em história de Israel Aline Szewkies visitaram o local onde o rei de Israel teria sido enterrado. 

“É um complexo bem grande de sepulcros, mas esse é o maior deles. Não é o de uma pessoa comum da época. Tem uma boa chance de Salomão também ter sido sepultado aqui”, explicou Aline.

A especialista também destacou a existência de uma sinagoga ao lado da sepultura que seria de Davi. “Tem algo curioso, túmulos são considerados impuros para o judaísmo. [Por isso] Nunca se constrói uma sinagoga ao lado de sepulcros. A única explicação lógica é que aqui foi enterrada uma pessoa muito importante [como Davi]”.

Outra evidência histórica apontada pela especialista é uma sistema de água construído na região pelo rei Ezequias alguns séculos depois da época de Davi. 

“O sistema, em teoria, deveria ir em linha reta, mas ele faz uma curva. Esse desvio é justamente onde nós estamos [túmulo de Davi]. A pergunta é: ‘por que ele desvia desses sepulcros? O que tinha de tão importante?’. [O rei Ezequias] Provavelmente sabia a localização exata [de onde Davi foi enterrado]”, explicou Aline. 

Assista ao episódio completo e confira outras curiosidades:

Fique ligado! Reis — A Escolha estreia no dia 22 de setembro na tela da TV Miramar. Enquanto isso, acompanhe a temporada A Rejeição de segunda a sábado, às 21h.