Notícias Economia Serviços de cabotagem marítima voltam a operar em Moçambique

Serviços de cabotagem marítima voltam a operar em Moçambique

Serviços de cabotagem marítima voltam a operar em Moçambique

O Presidente da República, Daniel Chapo, relançou nesta Sexta-feira, no Porto de Maputo, os serviços de cabotagem marítima em Moçambique com a entrada em operação de dois navios de grande porte, adquiridos por parceiros privados, que vão assegurar o transporte regular de mercadorias entre os principais portos nacionais.

A iniciativa, inserida no Plano dos Primeiros 100 Dias de Governação, marca um passo estratégico na modernização da logística nacional, redução da pressão sobre as estradas e fortalecimento da economia azul.

As novas embarcações, devidamente licenciadas pela Autoridade Reguladora do Transporte Marítimo (ITRANSMAR), incluem um navio de carga geral de 120 metros de comprimento, com capacidade para transportar mais de 9 mil toneladas — o equivalente a 250 camiões — e um navio porta-contentores de cerca de 80 metros, com capacidade para 144 TEUs (unidades equivalentes a contentores de 20 pés). Ambas reforçam as operações dos portos de Maputo, Beira, Nacala e Pemba.

Chapo reiterou também que, a cabotagem marítima desempenha um papel fundamental no impulso da economia, pois promove maior eficiência no transporte de mercadorias, reduz custos de logística e estimula o desenvolvimento de sectores estratégicos.

MIRAMAR

Instalar APP
×
Skip to content