Presidente da República inaugura rebocador portuário avaliado em cerca de 10 milhões de meticais

Presidente da República inaugura rebocador portuário avaliado em cerca de 10 milhões de meticais
Tv Miramar

A capacidade de manuseamento de carga no Porto de Maputo subiu de 5 milhões de 2003 para 27 milhões de toneladas em 2022

O Presidente da República defende que o porto de Maputo deve desempenhar um papel vital na economia do país facilitando o comércio. Filipe Nyusi fez este pronunciamento esta segunda-feira na inauguração do rebocador portuário.

O maior rebocador foi batizado com o nome Ntamo que em changana significa força. A mais recente aquisição do serviço marítimo é um importante equipamento portuário para as operações portuárias do Porto de Maputo. A infra-estrutura portuária vem reforçar as capacidades de reboque do Porto de Maputo.

O reboque tem a capacidade de até 75 toneladas, juntando-se aos dois que estão neste momento a operar de 65 e 15 Toneladas, respetivamente. Para a aquisição foram desembolsados cerca de 10 milhões de dólares fundos dos Portos e caminhos de Ferro de Moçambique.

O Porto de Maputo representa a maior infra-estrutura portuária transitória do País, que serve a economia nacional e regional, com destaque para manuseio de 50 por cento da produção global do crómio da África do sul. O Presidente da República recordou aos gestores da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo o constrangimento criado pelo congestionamento na EN4. Filipe Nyusi exigiu soluções urgentes para o tráfego rodoviário que se regista quase todos dias na EN4.

O PCA do MPDC explicou que a redução do congestionamento da Estrada Nacional Número 4 passa por muitos aspectos a serem viabilizados através de vários sectores.

A cerimónia enquadra-se no âmbito das celebrações dos 120 anos da infra-estrutura ferro-portuária da Cidade de Maputo.