Quem leva? Argentina e Croácia têm excelente aproveitamento nos pênaltis em Copas do Mundo

Argentina e Croácia se enfrentam nesta terça-feira (13), às 16h (de Brasília) LANCE

Albiceleste tem vitórias acumuladas em quase todas as disputas, enquanto os croatas mantêm série invicta desde 2018

Argentina e Croácia se preparam para um grande duelo, digno de semifinal de Copa do Mundo. Pelas características de ambas as equipes, imagina-se um jogo equilibrado, embora a Albiceleste costume atacar mais. No entanto, os dois times partilham de um ponto forte: as disputas por pênaltis. Embora os sul-americanos estejam quase perfeitos nos Mundiais, os croatas carregam 100% de aproveitamento desde 2018.

Argentinos em alta

A Argentina venceu cinco das seis disputas de pênaltis que enfrentou em Copas do Mundo, totalizando aproveitamento superior a 80%. A primeira delas foi contra a Iugoslávia, que, mais tarde, se dividiria e originaria a Croácia que conhecemos hoje. Na ocasião, as equipes empataram em 0 a 0, e a Albiceleste venceu por 3 a 2 nas penalidades, embora Maradona tenha desperdiçado sua cobrança.

Além do duelo citado, a seleção argentina derrotou a Itália, também em 1990, a Inglaterra, em 1998, e a Holanda, em 2014 e nesta edição da Copa do Mundo. A única derrota da Albiceleste foi em 2006, quando a equipe comandada por José Pekerman acabou eliminada pela Alemanha, por 4 a 2. Os destaques da Argentina, curiosamente, têm sido os goleiros. Emi Martínez, por exemplo, parou a Laranja Mecânica na disputa da última sexta-feira.

Lautaro marcou o gol que classificou a Argentina nos pênaltis
FRANCK FIFE / AFP

Croatas invictos

Desde a implosão da Iugoslávia, a Croácia disputou seis edições de Copa do Mundo. Em 1998, a primeira do período, ficou logo na terceira colocação e quase chegou à final, tendo perdido na semifinal para a França por 2 a 1, quando vinha vencendo por 1 a 0. Após participações apagadas em 2002, 2006 e 2014, a equipe croata iniciou uma série impressionante em disputas por penalidades máximas.

Em 2018, a seleção comandada por Modric e Rakitic teve dois encontros com a marca da cal e saiu vitoriosa nas duas. Nas oitavas, a Croácia ganhou da Dinamarca por 3 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo normal e, nas quartas, bateu a anfitriã Rússia, por 4 a 3, depois de nova igualdade, dessa vez em 2 a 2. Os croatas triunfaram sobre a Inglaterra na semifinal e ficaram com o vice-campeonato, por causa da derrota para a França.

Nesta edição, curiosamente, a Croácia também disputou vaga nas quartas e na semifinal na marca da cal e, novamente, venceu nas duas. A equipe comandada por Zlatko Dalic bateu o Japão nas oitavas de final, por 3 a 1, e deixou o Brasil pelo caminho após empate heroico na prorrogação. Tudo isso para chegar entre os quatro melhores e enfrentar a Argentina, de Lionel Messi.

Croatas venceram o Brasil nos pênaltis e foram pela segunda vez consecutiva para a semifinal do Mundial
ADRIAN DENNIS / AFP

As equipes se encaram nesta terça-feira, às 21h (de Maputo), no Estádio Lusail. A expectativa é de casa cheia, já que os argentinos estão tomando Doha para si neste período de Copa do Mundo. Quem triunfar encara o vencedor de França e Marrocos na grande final.